Google+ Mundo Tetris: Caçando Trechos

1 de jul. de 2012

Caçando Trechos

Uma vez já coloquei AQUI um trecho de um livro de Haruki Murakami chamado Dance, Dance, Dance.

Agora estou lendo outro, Caçando Carneiros. Deveria ter feito o contrário, visto que a história deste se passa antes da do outro. E elas estão, sim, conectadas. Muito aliás. Mas agora não importa, o erro já está cometido.
Assim como com o outro livro, alguns trechos me chamaram muito a atenção (ainda chamam, pois não acabei de ler). São, geralmente, descrições. Feitas de um jeito que eu nunca pensaria mas que entendo perfeitamente. São, ao mesmo tempo, complexas e simples.
Dessa vez decidir colocar um punhado de trechos.

"Todo o mundo tem defeitos, é claro.
Mas no meu caso o maior defeito é que, com o passar dos anos, meu defeito fica cada vez maior. Como se eu estivesse criando uma galinha dentro de mim. A galinha bota ovos, os ovos transformam-se em novas galinhas, essas galinhas tornam a botar ovos. Será que um humano consegue continuar vivendo com tantos defeitos dentro de sim? Claro que consegue. E esse é o problema, no fim das contas."

"Alguém treinava escalas ao piano num lugar distante. Tocava como se descesse uma escada rolante que sobe."

(Falando sobre o gato de estimação) "Quando minha mulher o recolheu sob o banco do parque e o trouxe para casa, ele ainda era um jovem macho apresentável, mas a partir de meados da década dos 70 transformara-se numa bola de boliche posicionada no topo de uma ladeira, rapidamente rolando para a catástrofe. Além de tudo, nem sequer tinha nome. E eu não conseguia decidir se o fato de não ter nome era um fator agravante ou atenuante nessa tragédia."

E em algum lugar tinha uma comparação, se não me engano, entre a rede viária de uma cidade com a casca de um melão, mas não sei mais onde está.

Nenhum comentário:

Google+